Recomendação: Versailles no Bara

Compartilhe ✿

Pessoalmente nunca me interessei em aprender sobre a revolução francesa e, mesmo se fosse estudar sobre isso, acredito que não seria nem de perto tão interessante quanto foi assistir Versailles no Bara.

O anime se passa pelo ponto vista de Oscar François de Jarjeyes, uma mulher que foi criada como um homem porque seu pai não conseguiu ter nenhum filho para sucede-lo no comando da guarda real, e toma lugar no Palácio de Versailles, onde vive a família real francesa e vários nobres.

Se você gosta de obras que abordam política/corrupção como Legend of the Galactic Heroes ou Game of Thrones, você vai amar essa obra. Dentro do palácio nó vemos muito bem cada um usa de influência e lábia para atingir seus objetivos, tem várias batalhas indiretas e psicológicas onde se trata mais de controlar a visão pública do que confrontar seu inimigo diretamente, além do uso de golpes econômicos, tentativas de assassinatos e lutas com espadas. 

 Além de toda essa discórdia dentro de Versailles, o anime também nos mostra a situação dos pobres da cidade, sua visão sobre os nobres e como começa a repercussão das ideias revolucionarias contra a aristocracia.

Agora, sobre os personagens, temos muitos incríveis nessa obra, Oscar é  um dos personagens mais profundos que já vi, sendo uma mulher criada como um homem, ela acrescenta muito à obra com seus questionamentos sobre existencialismo e ideologia de gênero, isso traz muitas reflexões ao espectador sobre como ou se o seu gênero afeta ou deveria afetar sua função na sociedade.

Outra personagem incrível é a Marie Antoinette, essa personagem realmente existiu e foi um dos principais pilares para a revolução francesa(não de uma boa forma). A personalidade dada para ela foi simplesmente perfeita para a personagem, me surpreende a autora ter construído uma personagem tão original apenas olhando para os livros de história e imaginando como ela seria. Antoinette é uma personagem odiada por muitos, mas ela não tem más intenções,ela apenas é infantil, orgulhosa, muito expressiva, direta e inconsciente das consequências de suas ações, ela quer manter quem ela gosta por perto e se afastar de quem não gosta. Ela é facilmente enganada e manipulada, o que acaba sendo grande parte do motivo dela ser odiada.

Temos muitos outro personagens incríveis, mas me estenderia demais falando sobre cada um individualmente, então vou fechar a recomendação por aqui, no geral eu indico muito esse anime, com certeza vai ser mais interessante do que qualquer livro de história e vai continuar sendo interessante mesmo se você não estiver interessado na revolução francesa.